Street Art em Berlin

Arte, Especial

intervencao urbana

 

Em meio a construções que vão de ultra modernas a resquícios de um passado turbulento, a arte feita pelas ruas trás algo muito forte e que diz muito sobre Berlim. Com uma herança cultural advinda da diversidade, a cidade possui uma dinâmica de vanguarda, que mistura o velho e o novo de forma ousada. É uma cidade antiga, construída e reconstruída milhares de vezes e que em um século viveu mudanças culturais extremas por conta de instabilidades políticas. As imigrações decorrentes de todos esses eventos também ajudaram a engrossar esse caldo e fazem dessa cidade um centro cultural global. Ao andar pelas ruas é possível encontrar as mais diversas formas de intervenção urbana que variam das artes plásticas à performance, passando pelo flash mob, just to name a few.

 

wow revista berlin
Potato Flashmob by Peter Pink

 

Os músicos dos S/ U-bahn fazem a trilha sonora da cidade e a rica variedade de ritmos dá espaço à música clássica, ao rock, jazz, blues, rap, lambada & sertanejo (ambos do Brasil mas nem todo mundo sabe) além de muitos outros. A variedade de instrumentos musicais é demais, de acústicos como o acordeón, piano (!), violão até uma banda inteiras montada na porta da estação (dica: estação de U-Bahn Warschauerstr. às sextas ou sábados a noite).

 

Foto por der_triton em www.flickr.com

 

Quanto às artes plásticas existe também uma grande variedade de técnicas e a criatividade corre solta, mas uma coisa é certa: a arte produzida em Berlin é sempre muito criativa. Não importa se pró ou anti hipster, as ideias são claras e politizadas, as fotos falam por si só. A galeria open air East Side Gallery é uma parada obrigatória para quem está em Berlim. Ela fica próxima à estação Warschauerstr. (U1) e conta com desenhos de artistas de todo o mundo em pedaço do antigo muro de Belim. Esse também pode ser encontrado em vários cantos da cidade, sempre com muita tinta! Além do Grafitti, você vê lamb lambs gigantes e uma coisa que tenho percebido agora é a reutilização de objetos, como tampinhas e garrafas de vidro e de plástico, por exemplo, em algumas instalações; tem até LEGO!

 

wow revista arte

 

Para fazer o warm up também para a próxima edição sobre o Brasil, informo que dá para encontrar a já conhecida arte de OO Gêmeos, entre outros e há o Café Wendel na estação Schlesisches Tor (U1) que é decorado por pixos de SP, que possuem um estilo de letra bem peculiar e são facilmente reconhecidos por paulistanos 😉

 

street art grafitti grafiti

 

Para ver mais do street art de Berlin ande pela cidade e observe. Como o próprio nome sugere, ela está por toda a parte! Confira uma seleção de algumas  artes, todas elas retiradas da fanpage StreetArt in Germany, clique aqui para ver mais fotos.

 

 

[slideshow gallery_id=”28″]

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *